segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Individualismo

O individualismo é conceito que exprime a afirmação do indivíduo ante a sociedade e o Estado. Liberdade, propriedade privada e limitação do poder do Estado - eis a tônica do Individualismo. Há tendência em se vincular ou relacionar capitalismo e individualismo bem como socialismo e coletivismo. Mas aqui trataremos do conceito expresso por Louis Dumont in, O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna, onde ao lado do conceito de um indivíduo que constitui o valor supremo - caracterizando o individualismo - teremos o indivíduo que se encontra na sociedade como um todo, caracterizando o holismo. É do indivíduo que não pode ser submetido a ninguém, sendo as suas regras pessoais que movem a sua existência que trataremos.
O individualismo é o mais ocidental dos valores. Esta primazia do indivíduo constitui o cerne da herança judaico-cristã. Louis Dumont acentuou como o individualismo se tornou o valor fundador das sociedades modernas. Quando o indivíduo se encontra na sociedade como um todo, trata-se de holismo e não individualismo. Neste sentido, os dois conceitos se opõem. E, em sua obra Louis Dumont apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do conceito moderno de indivíduo e conclui: "se o individualismo deve aparecer numa sociedade do tipo tradicional, holista, será em oposicão à sociedade e como uma espécie de suplemento em relação a ela, ou seja, sob a forma de indivíduo-fora-do-mundo. Será possível pensar que o individualismo começou desse modo no ocidente? É precisamente isso o que vou tentar mostrar; quaisquer que sejam as diferenças no conteúdo das representações, o mesmo tipo sociológico que encontramos na Índia - o indívíduo-fora-do-mundo - está inegavelmente presente no cristianismo e em torno dele no começo da nossa era."

Embora seja conceito que permeie a sociedade ocidental, o individualismo não se revelou de um dia para outro em nosso meio, pois "a configuração individualista de idéias e valores que nos é familiar não existiu sempre nem aparece  de um dia para outro. Fez-se remontar a origem do "individualismo" a um época mais ou menos remota, segundo, sem dúvida, a idéia que dele se fazia e a definição que se lhe dava.". E mais: "Pode sustentar que o mundo helenístico estava, no que tange às pessoas instruídas, tão impregnado dessa mesma concepção que o cristianismo não teria podido triunfar, a longo prazo, nesse meio, se tivesse oferecido um individualismo de tipo diferente. Eis uma tese muito forte que parece à primeira vista contradizer concepções bem estabelecidas."
Temos, assim, um paralelo entre o indivíduo moderno ocidental e o indivíduo tradicional da antiga sociedade indiana. Segundo Dumont, o termo indivíduo designa duas coisas ao mesmo tempo: um objeto fora de nós e um valor. O primeiro é um sujeito empírico que fala, pensa e quer, é o modelo individual da espécie humana, que se encontra em todas as sociedades. O segundo é o ser moral independente, autônomo, não-social, que representa a ideologia moderna do homem e da sociedade.

Minha Opnião:
Infelizmente a maioria dos seres é individualista, apesar de viverem em coletividade. O ser humano é o pior de todos.

A coletividade surgiu como uma necessidade de se proteger de inimigos mais fortes, que derrotariam facilmente um ser solitário, mas poderia ser derrotado por uma coletividade de seres.

O problema é que sempre, em qualquer coletividade o individualismo acaba falando mais alto e algum ou alguns seres se aproveitam de qualquer vantagem para explorar os demais seres da coletividade.

Nas primeiras coletividades humanas isso ocorria com o mais forte que se intitulava chefe, depois veio os curandeiros (religião). Tanto os chefes quanto os curandeiros, se aproveitavam da sua situação para explorar os demais, pois os demais (povo), tinha de trabalhar para sustentá-los, sendo que a única coisa que eles faziam era acumular riquezas, expoliando os povos das suas tribos.

E assim é desde os primórdios da civilização humana, a única coisa diferente è que mudaram os nomes. Os chefes passaram a se chamar EMPRESÁRIOS e os curandeiros RELIGIOSOS, mas o povo explorado, continua a ser chamado de POVO.

Felizmente para nós, existem alguns seres humanos "iluminados" que invariavelmente colocam o bem do coletivo, acima do bem individual, batalhando ferozmente para que o povo também usufrua dos benefícios do seu trabalho. Estes por seu trabalho em favor do coletivo, invariavelmente atraem para si a ira dos "CHEFES" e dos "CURANDEIROS" modernos
.



Obs: espero que gostem!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom os textos Diego,Eu creio que o ser humano é um ser muito individualista sim, mais acho que a disputa por melhores empregos, posições sociais, aceitações físicas nos deixam assim. O ser humano se volta cada vez mais para suprir as satisfações de suas ambições e até mesmo sua segurança e buscam suprir a solidão em métodos alternativos (redes sociais, blog's. etc). Mais acho que a internet é culpada. Acho que pode ser até saudavel as pessoas não se izolarem completamente.

    ResponderExcluir